Imagem gerada por IA vence concurso de fotografia e provoca debate

Imagem gerada por IA vence concurso de fotografia e provoca debate

Creditos: https://www.cnnbrasil.com.br/ 

 

A imagem gerada por IA de Boris Eldagsen intitulada "Pseudomnesia: The Electrician" foi enviada ao Sony World Photography Awards 2023 e ganhou o primeiro prêmio na categoria criativa aberta.Reprodução

Um artista alemão rejeitou um prêmio de uma prestigiosa competição internacional de fotografia depois de revelar que sua inscrição foi gerada por Inteligência Artificial (IA).
Boris Eldagsen, residente em Berlim, na Alemanha, venceu a categoria criativa aberta no Sony World Photography Award deste ano com seu trabalho “Pseudomnésia: o eletricista”.

A imagem em preto e branco mostra duas mulheres de diferentes gerações – a mais velha parecendo agarrar-se à mais jovem por trás.

Os organizadores disseram que foram informados de algum envolvimento da IA, mas disseram que houve tentativas “deliberadas” de enganá-los.

Eldagsen disse esperar que suas ações abram a conversa sobre o assunto e levem a “competições separadas para imagens geradas por IA”. O artista disse, em um comunicado compartilhado em seu site, que ele foi um “enganador” em uma tentativa de abrir a conversa sobre imagens geradas artificialmente.

“Obrigado por selecionar minha imagem e tornar este momento histórico, pois é a primeira imagem gerada por IA a vencer em uma prestigiada competição internacional de FOTOGRAFIA. Quantos de vocês sabiam ou suspeitavam que era gerada por IA? Algo sobre isso não parece certo, não é?”

Ele continuou: “As imagens IA e a fotografia não devem competir entre si em um prêmio como este. São entidades diferentes. IA não é fotografia. Portanto, não aceitarei o prêmio.”

O artista disse que se inscreveu “como um atrevido” para descobrir se as competições “estão preparadas para a entrada de imagens de IA. Elas não estão”.

“Não é sobre ganhar”

Eldagsen disse à CNN na terça-feira (18): “Isso mostra que, no momento, o mundo fotográfico foi pego de surpresa após esse desenvolvimento, que sutilmente você pode criar imagens que se parecem com fotografia, mas não precisa ter as habilidades e conhecimentos dos fotógrafos”.

Ele disse que a IA deixou muitos fotógrafos se sentindo “ameaçados e com medo de perder seus empregos, o que acontecerá”.

Eldagsen disse que sua intenção não era criar problemas, mas abrir uma conversa importante.

“Não se tratava de ganhar nada”, disse ele. “Eu estava apenas fazendo um teste para ver se eles estavam cientes – como um hacker que invade um sistema não para explorá-lo, mas para ver se há pontos fracos.”

Em declarações adicionais em seu site, ele disse que informou os organizadores sobre o envolvimento da IA.

Os organizadores disseram que 2023 teve o maior número de inscrições nos 16 anos de história do prêmio. Mais de 415 mil imagens foram inscritas nas competições deste ano, com mais de 180 mil delas elegíveis para as categorias profissionais.

Três finalistas, bem como cinco a sete fotógrafos pré-selecionados, foram escolhidos em cada categoria. As imagens selecionadas foram feitas por fotógrafos de mais de 30 países em locais que vão desde uma fábrica de cimento abandonada na China até um mercado de peixe na Somália.

Alegações “enganosas”

A Organização Mundial de Fotografia, que administra a competição, disse à CNN em um comunicado na terça-feira que, durante as trocas da competição com Eldagsen antes de anunciá-lo como vencedor da categoria em 14 de março, ele havia confirmado a “co-criação” desta imagem usando IA.

“A categoria criativa da competição aberta acolhe várias abordagens experimentais para a criação de imagens, desde cianótipos e radiografias até práticas digitais de ponta”, disseram os organizadores.

“Como tal, após nossa correspondência com Boris e as garantias que ele forneceu, sentimos que sua inscrição preenchia os critérios para esta categoria e apoiamos sua participação. Além disso, estávamos ansiosos para iniciar uma discussão mais aprofundada sobre este tópico e acolheu o desejo de diálogo de Boris, preparando perguntas para uma sessão de perguntas e respostas dedicada com ele em nosso site.

“Como ele [Eldagsen] decidiu recusar seu prêmio, suspendemos nossas atividades com ele e, de acordo com sua vontade, o removemos da competição. Dadas suas ações e declaração subsequente, observando suas tentativas deliberadas de nos enganar e, portanto, invalidando as garantias que ele forneceu, não sentimos mais que somos capazes de nos engajar em um diálogo significativo e construtivo com ele.”

A declaração disse que os organizadores reconhecem “a importância deste assunto e seu impacto na criação de imagens hoje”.

“Embora os elementos das práticas de IA sejam relevantes em contextos artísticos de criação de imagens, os prêmios sempre foram e continuarão sendo uma plataforma para defender a excelência e a habilidade de fotógrafos e artistas que trabalham nesse meio”, acrescentou a World Photography Organization.

1º Prêmio na Categoria Criativa
A foto passou não apenas a ser selecionada na categoria Criativa, mas os jurados a selecionaram como a vencedora geral dessa categoria.

creative-shortlist-800x636.jpg

the-electrician-wins-at-the-sony-world-photography-awards-800x660.jpg

Quando os vencedores da Competição Aberta foram anunciados em 14 de março, Eldagsen acessou seu blog para compartilhar suas opiniões sobre a vitória e sobre a IA.

“Estou muito feliz por ter vencido a categoria criativa do Sony World Photography Awards 2023 / Open Competition / Single Image”, escreveu ele no mês passado. “Fotografo desde 1989, sou artista de fotomídia desde 2000. Após duas décadas de fotografia, meu foco artístico mudou para explorar as possibilidades criativas dos geradores de IA.”

“O trabalho que o SWPA [Sony World Photography Awards] escolheu é o resultado de uma complexa interação de engenharia imediata, pintura interna e pintura externa que se baseia em minha riqueza de conhecimento fotográfico. Para mim, trabalhar com geradores de imagens de IA é uma cocriação, na qual sou o diretor. Não se trata de apertar um botão – e pronto. Trata-se de explorar a complexidade desse processo, começando com o refinamento de prompts de texto, desenvolvendo um fluxo de trabalho complexo e misturando várias plataformas e técnicas. Quanto mais você criar tal fluxo de trabalho e definir parâmetros, maior será sua parte criativa.

Eldagsen diz que chama seu trabalho de “imagens” e não de “fotografias”, pois são “produzidas sinteticamente, usando ‘o fotográfico’ como linguagem visual”. Ele também diz que está tentando trazer essa distinção para o primeiro plano na indústria de concursos de fotografia, para que prêmios separados possam ser criados para imagens de IA.

“Participando de editais, quero agilizar o processo dos organizadores do Prêmio para que percebam esse diferencial e criem concursos separados para imagens geradas por IA”, diz o artista.

A vitória de Eldagsen foi controversa, com os fotógrafos lamentando o fato de que uma imagem criada sem nenhuma câmera ou luz conseguiu levar um prêmio de fotografia superior aos fotógrafos reais.

Recusa do Prêmio
Eldagsen adicionou uma nota em seu site ontem anunciando que estava recusando o prêmio e o prêmio de equipamentos de câmera da Sony. Em carta aberta aos organizadores do concurso, a artista explica que tudo foi um experimento e um esforço para acelerar a conversa sobre o assunto.

“Obrigado por selecionar minha imagem e tornar este momento histórico, pois é a primeira imagem gerada por IA a vencer em uma prestigiada competição internacional de FOTOGRAFIA”, escreve Eldagsen. “Quantos de vocês sabiam ou suspeitavam que era gerado por IA? Algo sobre isso não parece certo, não é?

“As imagens de IA e a fotografia não devem competir entre si em um prêmio como este. São entidades diferentes. IA não é fotografia. Portanto, não aceitarei o prêmio”.

336282837_957574411913149_7256442188402842516_n-800x533.jpg

Eldagsen escreve que todo esse incidente mostrou que o mundo da arte estava mal preparado para o rápido avanço das tecnologias de geração de imagens de IA, que explodiram em cena este ano por meio de projetos como Midjourney e DALL-E.

“Eu me inscrevi como um macaco atrevido, para descobrir se as competições estão preparadas para a entrada de imagens de IA. Não são”, afirma. “Nós, o mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro?

“Com minha recusa ao prêmio, espero acelerar esse debate.

“Tendo sido fotógrafo por 30 anos antes de me voltar para a IA, entendo os prós e os contras desse debate e ficarei feliz em participar da conversa.”

A World Photo Organization ainda não fez uma declaração pública sobre a vitória de Eldagsen e a controvérsia que se seguiu - a PetaPixel procurou comentários e ainda não teve resposta - mas todas as menções à imagem e à vitória de Eldagsen desapareceram silenciosamente do site da competição e do exibição.

A página da galeria da categoria Criativo não lista mais nenhuma entrada como "Vencedor".

Tag: ia inteligência artificial photoshop artigos de opinião notícias construtor de sites construtor de html sites para fotógrafos fotógrafos brasil redes sociais rede social fotografia rede social fotógrafos fotógrafos brasil fotógrafos no brasil fotógrafos em brasil fotografia brasil photographer brazil photographers brazil foto brasil rede social social media photographer photography photography brazil photographer brazil rede social para fotógrafos rede social para fotógrafos do brasil fotógrafos do brasil fotógrafos brasil brasil fotografia fotógrafos brasileiros amigo fotógrafo fotógrafo.online fotógrafo online rede social fotografia foto arte brasil fotógrafos brasil fotógrafos do brasil fotografia fotógrafo ensaio fotográfico book fotográfico fotografia de casamento fotografia de eventos curso de fotografia ebook de fotografia site de fotografia marketing de fotografia fotografia profissional fotografia de moda fotografia de beleza fotografia de arquitetura fotografia de paisagem inteligência artificial para fotografia ia para fotógrafos curso de fotografia online curso de fotografia para iniciantes curso de fotografia avançado ebook de fotografia grátis ebook de fotografia para iniciantes sites para fotógrafos criação de sites para fotógrafos marketing digital para fotógrafos fotografia de retrato fotografia de natureza curso de edição de fotos curso de iluminação para fotografia curso de fotografia de casamento curso de fotografia de eventos ebook de edição de fotos ebook de iluminação para fotografia ebook de fotografia de casamento ebook de fotografia de eventos sites de fotografia de casamento sites de fotografia de eventos marketing digital para fotógrafos freelance como criar um site para fotógrafos ebook de fotografia de moda ebook de fotografia de arquitetura ebook de fotografia de paisagem ebook de fotografia de beleza ebook de fotografia para negócios criação de site para fotógrafos design de site para fotógrafos site para fotógrafo autônomo site para estúdio fotográfico marketing digital para fotografia como obter mais clientes de fotografia através do site